Válvulas de Segurança nos Processos Industriais

Esse artigo tem como tema as Válvulas de Segurança nos processos industriais, onde serão mencionados os calibradores portáteis e de bancada, mostrando suas funcionalidades.

Qual a função das Válvulas de Segurança?

Quando falamos de Válvulas de Segurança (tema muito importante para o setor), falamos de um equipamento que garante a permanência de ir e vir no processo industrial, sua função é proteger primeiro as pessoas e depois os instrumentos.

Se houver qualquer tipo de incidente, a empresa vai gerar recursos para adquirir um novo equipamento, já a vida é algo irreparável, sendo assim, o uso das Válvulas de Segurança na indústria é indispensável.

Com uma empresa especializada, profissionais habilitados, um bom prestador de serviço e bons profissionais que forneçam os padrões, é possível assegurar a integridade da equipe, do comprador e de todas as pessoas envolvidas no processo, ou seja, os ensaios e calibrações em Válvulas de Segurança tem total impacto nos processos industriais.

Calibradores Portáteis e de Bancada

É de extrema importância, além dos calibradores portáteis, possuir os equipamentos em bancada. Os portáteis são usados para fazer o trabalho em campo e em diversos ambientes externos, possibilitando a operação por pessoas diferentes.

Os padrões de bancada são as referências internas do laboratório de calibração, são utilizados para realizar a Intercomparação entre Padrões e se mantém em ambiente controlado e livre de intempéries.

Os Calibradores de Bancada juntamente com os portáteis formam um conjunto que possibilita a rastreabilidade metrológica, já que o fixo foi calibrado em uma frequência diferente do portátil.

Integridade do Equipamento

Para garantir a integridade do equipamento é necessário abri-lo, abrir a válvula para inspeção e avaliar se os componentes internos estão íntegros. Além das constatações dos pontos de abertura e fechamento, outros aspectos devem ser relevantes no ensaio.

Muitos profissionais encaram a abertura da Válvula de Segurança que está pendurada no processo como um problema, o que não é verdade, se a válvula abrir significa que ela está executando a sua função, que é evitar uma explosão (muitas vezes fatal), sendo assim, é o necessário investigar o motivo dessa abertura.

Para garantir a operação da próxima campanha é necessário manter um histórico de manutenção, por isso existem os processos e departamentos de qualidade, que prezam pela segurança e integridade dos processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *