Tripé das Tecnologias Industriais

Atualmente, ao discutir a respeito das tecnologias da indústria é impossível fugir do que chamamos de tripé das tecnologias de processos industriais, conhecido como Automação, Controle e Instrumentação

De uma maneira bem simples, a Automação é a ação de transformar os processos produtivos em atividades automáticas, aplicando princípios mecânicos, eletroeletrônicos e de tecnologia da informação no funcionamento e comando de máquinas, sistemas e dispositivos.

 Praticamente qualquer processo pode receber uma melhoria, implementação ou até mesmo reformulação baseada na automatização. 

Vale ressaltar que Automação é diferente de mecanização, pois a automação utiliza de de ferramentas que permitem o controle, a previsão e a rastreabilidade de ações, sendo uma tecnologia inteligente, ao passo que a mecanização tem como princípio a repetibilidade de movimentos a partir de um sistema mecânico ou eletromecânico, visando substituir o trabalho humano em tarefas repetitivas e cansativas.

Em qualquer processo industrial existem variáveis que podem afetar o produto final, a variabilidade pode estar relacionada à temperatura, pressão, tempo de produção, sinais elétricos, padronização do produto acabado, dentre outros. 

O Controle é o conjunto de ferramentas que coordenam um processo com o objetivo de gerenciar as variáveis que estão presentes em seu escopo, isso compreende coletar, analisar, interpretar e armazenar essas informações de forma a monitorar uma rotina e prever seu funcionamento.

Controlar é manter a variabilidade limitada em parâmetros que atendam às necessidades do processo, que por sua vez pode gerar melhores capacidades produtivas e da qualidade, redução do uso de matéria prima, do desgaste de máquinas e equipamentos, bem como a garantia da sustentabilidade empresarial e do meio ambiente.

A Instrumentação diz respeito aos equipamentos que farão a coleta, registro e o tratamento das variáveis físicas administradas pelo Controle, permitindo então que qualquer instrumento pertinente ao processo possa ser desenvolvido, estudado e aplicado de acordo com as necessidades do produto e do projeto. 

A Instrumentação está presente em sua maior parte nas indústrias de processos, que são aquelas que trabalham com variáveis analógicas. São exemplos de instrumentos: sensores, transmissores, controladores, indicadores, calibradores, entre muitos outros.

4 respostas para “Tripé das Tecnologias Industriais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *