Transformação Digital nas Empresas

Nesse conteúdo será abordada a Transformação Digital nas Empresas, trazendo informações importantes sobre essa nova metodologia para orientar a implantação nas empresas.

Para que serve a Transformação Digital nas empresas?

Sabe-se que a Transformação Digital é a utilização da tecnologia para automatizar processos manuais, porém esse termo é muito mais abrangente, seu conceito está diretamente ligado com as questões culturais, e demandam uma quebra de paradigmas nas empresas. Seu propósito é o ganho de tempo, permitindo que sejam executadas ações em períodos mais curtos, com maior assertividade e mantendo a qualidade.

Na indústria a intenção é que a metrologia avançada em conjunto com a Transformação Digital nos processos metrológicos permita que as empresas avaliem melhor os seus critérios de aceitação e frequência de calibração de forma a reduzir custos, melhorar a produtividade do laboratório de calibração industrial e proporcionar muitas vantagens competitivas no mercado.

Implantação da Transformação Digital

Um relatório da Consultoria IDC estima que cerca de 75% das empresas da América Latina estão nas primeiras fases da Transformação Digital ou ainda são resistentes a ideia, e apenas 25% podem ser consideradas transformadoras digitais.

Para implementar a Transformação Digital nas empresas é fundamental que os gestores tenham uma comunicação constante e clara com os funcionários, visando fortalecer a cultura de inovação, estimulando os funcionários a desenvolver novas ideias e participar de eventos que os ajudem na adaptação a essa nova realidade do mercado.

No cenário industrial, um sistema integrado de metrologia produtiva viabiliza a comunicação entre os calibradores e os softwares de calibração, considerando que atualmente os dados saem íntegros, seguros e em formato XML criptografado, possibilitando que o profissional visualize os dados, gráficos dos limites de erro máximo permitido, ponto esperado e obtido, erro + incerteza combinada entre a medida e o padrão na própria tela do calibrador.

É necessário entender que o calibrador é conectado e possui um MAC Adress, portanto, pode receber um endereço de IP, e ser incorporado a uma rede. Além disso, nessa nova visão podemos destacar a instalação convencional do software de cliente e servidor, onde o software está no computador e o banco de dados no servidor. Nesse novo contexto devemos virtualizar a instalação do software para garantir velocidade, segurança e mais acessibilidade.

Muitas empresas obtêm resultados tangíveis, como o ganho de tempo em até 35% entre um trabalho manual e um trabalho automático. Além disso, também existem resultados intangíveis, pois enquanto o calibrador está gerando resultados e coletando dados, o profissional ganha tempo e prepara outro equipamento para realizar outra atividade. Esse é um exemplo de resultado intangível que possui um ganho considerável.

É importante ressaltar que para alcançar os resultados desejados é necessário um bom planejamento, uma renovação cultural e uma mudança estrutural nas empresas, permitindo que a inovação seja o centro das decisões de estratégia nas organizações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *