Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Segurança de Dados

Nesse artigo será abordada a Segurança de Dados na gestão metrológica, mencionando a atuação de softwares de calibração inseridos nesse cenário industrial.

Gestão Metrológica

Atualmente a gestão metrológica vem ganhando espaço dentro das indústrias em diversos segmentos. Para tal, as empresas deixam de utilizar planilhas de Excel e passam para o uso de um software específico para essa ação.

Uma das preocupações é justamente com a segurança de dados de calibração. Integridade, autenticação e trilhas de auditoria, vem sendo exigidas dos fornecedores de sistemas e softwares para esta finalidade.

Os requisitos de segurança de um software são formados pela necessidade de segurança que os órgãos regulatórios e auditorias exigem que o cliente atenda. Estas necessidades são influenciadas pela política de segurança da organização, pelas normas e relacionadas aos aspectos funcionais e não funcionais do sistema de calibração.

Os aspectos funcionais são os que cuidam da manutenção da Segurança de Dados e os aspectos não funcionais são os procedimentos para que o software execute as funções definidas pelo usuário.

Com relação a Segurança de Dados, exige-se um esforço extra entre os usuários e desenvolvedores do software, especialmente daqueles com visão do negócio, que podem ter uma percepção das consequências de incidentes de segurança na utilização do sistema de gestão.

Software de Calibração Isoplan

No Software de Calibração Isoplan, por exemplo, existe a opção de habilitar uma trilha de auditoria (Audit- Trail) que consiste em um relatório com todas as alterações que um usuário faz dentro do sistema, como criar novos instrumentos, Tags e apagar calibrações.

Todas as operações de criação, edição e apagamento de registro dentro do software são gravados em um arquivo de logger (Audit-Trail) sendo possível a sua verificação.

A tela Audit Trail tem como função fazer uma busca nos arquivos de “logger” sobre informações que interessam ao usuário, por exemplo, buscar todas as modificações em um determinado intervalo, ou que ocorreram em alguma tela específica.

Essa tela tem funcionamento análogo às telas de busca do sistema, onde deve ser preenchido os campos em que há interesse de rastrear modificações, como TAG, número de registro e clicar no botão “Visualizar Impressão”. O campo “Tela” filtra a busca das modificações de uma determinada tela do software, por exemplo, tela de TAG e instrumentos.

Quando mencionamos requisitos de confidencialidade e integridade, pretendemos tratar tópicos relacionados a senha e outros campos de entrada de dados no software, sensíveis a segurança que necessitam ser bloqueados. Todos os arquivos log não devem armazenar qualquer informação insegura, como definido pelo sistema.

O software a ser disponibilizado ao cliente, via de regra necessita passar por um processo de Validação de Sistemas Computadorizados (VSC), que originam diversos documentos de (IQ) Stands for Installation Qualification (OQ) e (PQ) que trata da Performance Qualification.

Backup na Segurança de Dados

Também é necessário tratar as questões de backup, que significam as cópias dos dados, com finalidade de se possuir uma cópia das informações que podem ser utilizadas para a proteção do conteúdo em caso de perda de dados. Assim como uma boa escolha de hardware, as rotinas de backup completas são ações importantes de segurança para a manipulação de dados.

A solução Presys para gestão metrológica procura permitir maior flexibilidade, segurança e automatização do processo de calibração, que beneficia todo o setor de instrumentação, metrologia e de qualidade, permitindo e garantindo acesso a informação sempre que desejada.

O sistema de gerenciamento e automatização das calibrações, composto pelo Software Isoplan, estação de calibração e calibradores, tem como principal finalidade o atendimento aos requisitos para execução e gerenciamento das calibrações de instrumentos em uma indústria, oferecendo também confiabilidade, conformidade e produtividade.

Interessado em nossos produtos?

Redes Sociais

Newsletter

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder

Redes Sociais

Newsletter

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder

Contato

Todos os direitos reservados 2024 © Presys | Desenvolvido por Tudonanet

Todos os direitos reservados 2024 © Presys 
Desenvolvido por Tudonanet