Metrologia Smart

Nesse artigo serão mencionados alguns temas relacionados à Metrologia 4.0 ou Metrologia Smart na indústria, respondendo alguns questionamentos sobre o assunto.

O que é Metrologia 4.0 ?

A Metrologia 4.0 é um conceito de inovação tecnológica. É a capacidade de calibrar em tempo real, que consiste na aquisição dos dados de calibração de forma instantânea, permitindo a tomada de decisão com precisão e rapidez.

É a integração de todas as funcionalidades dos calibradores (como por exemplo da Linha ADVANCED) aliado as ações, para dar produtividade e auxiliar os trabalhos de execução da calibração. Com a grande contribuição para o aumento da competitividade na indústria, um novo desafio se evidencia dentro das fábricas.

Lembrando que antes a ação de calibrar era feita em uma folha de dados, onde constavam os dados do padrão e do instrumento a ser calibrado. Depois esses dados eram digitalizados no software de calibração ou em planilhas de Excel para gerar o certificado. Todo esse serviço era feito manualmente pelos profissionais de instrumentação.

Imagem ilustrativa em tons de azul escrito "Linha Advanced Presys" mostrando a Metrologia Smart

Metrologia Smart

Com a Metrologia 4.0, também conhecida como Metrologia Smart, os equipamentos se tornaram pequenos “computadores” com portas USB, ethernet e saída de áudio, visando auxiliar e gerar produtividade na calibração.

O técnico que necessita executar uma calibração vai no software de calibração, prepara as devidas ordens de serviço separadas por grandezas (pressão, sinais elétricos e temperatura) e faz um download para os calibradores através da rede, usando TCP-IP ou wi-fi de maneira prática, sem fio. Esse procedimento sai do software (como o Isoplan) para um ambiente de rede, e através de um Webserver vai para os calibradores.

Essas tarefas vão para os respectivos calibradores, podendo estar um técnico em campo e outro técnico na sala de calibração. Finalizando a série de calibração, o técnico que está no Laboratório consegue fazer o up-load dos dados e assinar o documento para emissão do certificado.

Esses dados são criptografados, invioláveis, sem a possibilidade de alteração. Essa é a Metrologia 4.0, dados, pontos, procedimentos e tarefas de calibração integrada com o sistema de calibração sem fio, de maneira rápida e produtiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *