Laboratório de Calibração

Esse artigo vai explicar de maneira breve como funciona um Laboratório de Calibração de um fabricante de padrões nas grandezas de pressão, sinais elétricos e temperatura, que se diferencia de um laboratório convencional. 

Sinais Elétricos

A Presys é uma fabricante brasileira, então não são calibrados apenas equipamentos recebidos eventualmente, também é feita a calibração de equipamentos novos, que estão sendo adquiridos.

É muito importante entender a questão do recebimento dos calibradores, inspeção e testes. Todos os instrumentos recebidos com a devida nota fiscal são identificados com o nome do cliente, então ao enviar o calibrador ao laboratório, é necessário mandar junto com o equipamento um papel com a descrição dos pontos de calibração, nome, e-mail, telefone e eventual dano. 

Após toda a identificação são feitos os testes no equipamento para garantir a confiabilidade no processo de calibração. Os técnicos avaliam o instrumento, verificam se a membrana está danificada, as faixas e escalas para saber se o equipamento está condizente com a condição do manual.

Para fazer os testes e a pré calibração os técnicos trabalham em uma bancada com vários padrões, isso levanta a questão da confiabilidade para executar uma boa calibração.

Laboratório de Calibração de Pressão

De acordo com o Laboratório de sinais, a questão de identificação também vale para o de Pressão. Lembrando que não é indicado desmontar o calibrador da chapa que vai na bancada para enviar ao laboratório, apenas solte os quatro parafusos e mande a chapa como um todo, no Laboratório de Calibração os técnicos fazem esse trabalho de separação da chapa com o calibrador, o que garante a qualidade no processo de calibração e no retorno para a empresa.

Os equipamentos passam por uma área técnica apropriada para avaliar se existe a necessidade de manutenção e reparos, após isso começa a etapa de testes e pré calibração, onde são feitos os testes de performance, reduzindo o tempo na calibração final, que será emitido o certificado de calibração.

Na calibração final é utilizado um padrão de altíssima exatidão de baixa pressão até 1000 psi, garantindo a confiabilidade. 

Temperatura

Os instrumentos são recebidos e colocados em bancadas com super termômetros que são utilizados para calibração, por isso é garantida a questão da homogeneidade axial, radial e estabilidade térmica dos banhos.

No caso do banho térmico, quando recebido é testada a potência das resistências e depois é feita uma expedição dos equipamentos, onde vai ser emitida a nota fiscal e os cuidados com a embalagem para chegar em perfeito estado de funcionamento. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *