Isoplan-5 │Documentação & Arquitetura Compliance


Com relação ao Software de  Gerenciamento das Calibrações ISOPLAN-5, temos recebido feedbacks de clientes como consequência de Auditorias Internas e Externas e gostaríamos de compartilhar com vocês alguns questionamentos, visto que este importante sistema de gerenciamento está instalado em muitas empresas.

1) Quais as arquiteturas de instalação do Isoplan que podem ser utilizadas na sua unidade?

Cliente x Servidor, ou seja, o Isoplan fica instalado na(s) máquina(s) e o banco de dados em uma pasta da rede.

ou

Virtualizado, neste caso o Isoplan NÃO está instalado na(s) máquina(s) e sim, é disponibilizado por um Virtualizador (Citrix, VMWare) e é instalado em um servidor.

2) Se estiver na Arquitetura Cliente X Servidor, em quantas máquina(s) pode ser instalado?

É importante ter controle de quantas máquinas têm o software instalado e o cliente deve ter a licença de uso para essas instalações.

3) Possui documentos de Licença de uso para instalação na totalidade de máquina(s) instaladas?

É importante ter esses documentos para comprovar o uso legal do software.

4) Na Arquitetura Virtualizado, quantos acessos simultâneos são necessários para trabalhar com o sistema?

É importante ter a documentação para comprovar o uso simultâneo, lembrando que acessos simultâneos, NÃO se trata de n° de usuários cadastrados internamente no Isoplan e SIM de quantos usuários irão acessar ao mesmo tempo o sistema.

5)  Em caso de utilização com usuários simultâneos, seja Cliente X Servidor ou Virtualizado, devemos usar a versão com banco de dados SQL?

Sim devemos utilizar a versão com banco de dados SQL, não recomendamos a utilização do Isoplan com banco de dados ACCESS em ambiente virtualizado e com possibilidade de acessos simultâneos, porque há risco de corromper o banco de dados.

6) Documentações de SENHA de instalação, Documento de Licença de uso e CD de Instalação estão disponíveis para fácil acesso em uma emergência?

Deveriam estar por serem itens importantes para a restauração do sistema e também porque são passíveis de auditoria. Além disso deve ser feito backup do banco de dados para evitar perda de dados.

7) O usuário e senha ADMIN pode ser mantido operante?

Não poderia estar operante, ele só deve ser utilizado para criar novos usuários e depois deve ficar inoperante, pois é um usuário não identificado.

Ficamos a disposição para reunião on-line e/ou presencial.

O conhecimento nos remete a prática; no entanto, a prática eleva a régua do conhecimento.

Estamos juntos nesta jornada !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *