Intercomparação entre Padrões

Esse artigo abordará a Intercomparação entre Padrões, com algumas informações sobre as válvulas de segurança, calibração online, instrumentos portáteis e de bancada.

Como funciona a Intercomparação entre Padrões?

A Intercomparação entre Padrões funciona de forma que o padrão de bancada calibra o padrão portátil e vice-versa, essa ação documentada é a evidência de Intercomparação.

Essa Intercomparação, além de mandar os equipamentos para uma empresa acreditada ao Inmetro, está normalizada no item da 17.025 “Intercomparação entre Padrões“, que garantem a integridade dos processos e trabalhos por ter padrões portáteis para visitas e padrões fixos dentro do ambiente de laboratório de calibração.

Calibração Online

Existe um equipamento para serviço de calibração online que realiza testes de Válvulas de Segurança in-sites e opera com carga. É um sistema certificado de calibração online, completamente automatizado, que providencia uma performance superior em relação a set-up, proporciona uma facilidade operacional, precisão de resultados e relatórios.

Através dele é possível verificar o instrumento em operação no campo e garantir que esse vá dentro do setpoint. Ele é um instrumento portátil, com dois sensores que captam a abertura da válvula, uma célula de carga e um sensor acústico. Se comunica com um software, garante a abertura desse equipamento, que é normatizada pela NR 13, e gera a certificação.

Esse tipo de certificação online não substitui a necessidade de tirar periodicamente a válvula do processo e mandar para um prestador de serviço, ou seja, é preciso fazer a calibração em bancada.

Então na próxima campanha é importante tirar, desmontar, inspecionar e fazer as manutenções adequadas para calibrar e certificar. Assim se obtém os documentos, certificados de calibração, fotos da válvula aberta feita em bancada e documentos online.

Dessa forma é possível verificar, testar, calibrar e gerar um relatório sem parar o processo. A calibração online ajuda a postergar uma eventual parada e auxilia na determinação de uma frequência de calibração.

Imagem de uma bancada de calibração de Válvulas de Segurança para ilustrar a Intercomparação entre Padrões

Bancada

É importante receber os instrumentos com garantia de que o serviço foi bem prestado pela prestadora, então as empresas compram a bancada e deixam para fazer verificações, análise de envio e recebimento, que serve para teste de recepção das PSV’s e estudo de performance, isso se chama rastreabilidade do equipamento.

Sendo assim, se tem o setpoint ele gera o histórico do equipamento, faz a manutenção e verifica novamente para voltar ao processo, esse é o envio e recepção da válvula.

Software

A Presys possui o Software de Calibração Isoplan, que tem o módulo de PSV que atende os requisitos da NR 13. Neste módulo o profissional vai precisar cadastrar as informações da válvula, informações essas que a NR 13 requer, e é possível inserir input com as fotos das válvulas no recebimento, aberta em bancada e na expedição, tudo isso para evidenciar.

Além da calibração online citada acima, tem a possibilidade de um software que se comunica com a bancada gerando um gráfico da calibração. Esse gráfico existe no módulo de PSV com gráfico de calibração no Isoplan, que além de informar o valor de abertura e fechamento, também vai traçando esse gráfico. É muito importante ter o certificado com os requisitos da NR 13 e o gráfico de calibração realizado em bancada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *