Calibração de Sensores de Temperatura

O objetivo desse artigo é explicar a produção de um tipo de sensor, o funcionamento de um laboratório de Temperatura e tirar algumas dúvidas sobre calibração de sensores de Temperatura.

Medições de Temperatura

As medições de Temperatura no universo fabril, nos processos químicos, petroquímicos e industriais em geral estão tendo uma importância significativa.

Além da calibração dos sensores de acordo com a faixa exigida por cada cliente, também é possível calibrar a matéria-prima, com cabos de lança mineral, platina, termorresistentes e cabos de extensão. Assim podemos dizer que os produtos são pré calibrados no momento da produção, e calibrados de acordo com o requerido e especificado no processo de compra.

Usando o exemplo do sensor de platina, para a montagem desse sensor específico é necessário um ambiente controlado. Lembrando que é muito importante a preocupação com a qualidade dos sensores, o momento de passar o fio e a soldagem.

A calibração dos sensores é executada em um laboratório acreditado ao Inmetro de acordo com cada cliente, levando em consideração que cada empresa tem sua particularidade e a temperatura ideal de trabalho.

Equipamentos

É importante perceber que hoje possuímos equipamentos que são praticamente seis em um. Com o banho térmico, um Dry Block é possível extrair gráficos do sensor que está sendo calibrado, onde o equipamento tem total conexão wifi, TCP/IP em rede com o sistema de gerenciamento.

Então a ideia é que no futuro elimine-se totalmente o papel do processo de calibração, para ganhar produtividade com a linha avançada da Presys. Se com as demais linhas já se tem homogeneidade axial, radial e bons níveis de Incerteza, com a Linha Advanced será conquistada a agilidade, fazendo cada vez menos trabalhos manuais e mais trabalhos semi ou totalmente automáticos.

Imagem da linha Advanced da Presys que auxiliam a Fabricação de Sensores de Temperatura

2 respostas para “Calibração de Sensores de Temperatura”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *