Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Categorias Metrológicas

Nesta matéria serão comentadas as três áreas que compõem a Metrologia, um campo de estudo vastamente utilizado nas indústrias nacionais e internacionais, em diversos ramos de atuação. 

A Metrologia é a ciência que se ocupa das medições em caráter teórico e técnico, ponderando sobre assuntos como as incertezas, ajustes, calibrações, métodos empregados, bem como a verificação comparativa entre o que é medido e seu respectivo padrão, utilizando-se de normas técnicas, legislações e procedimentos para determinar os níveis de aceitação relativos a cada área determinada por seu escopo de atuação. Sendo assim, é de extrema importância para os profissionais que possuam relação direta ou indireta com a Metrologia, compreender as áreas englobadas por esta ciência, sendo elas: Científica, Industrial e Legal.

Fonte: gettyimages

A Metrologia Científica estuda, de forma universal, aspectos relativos aos padrões de medição e instrumentos laboratoriais, bem como realiza pesquisas e desenvolve metodologias que visam a garantia da qualidade dos padrões metrológicos, os definindo, preservando e recorrendo à outras ciências, como a Física, para atualizar conceitos, modelos e definições. A Metrologia Científica é a referência para as demais áreas metrológicas, pois atua de forma direta nos padrões e metodologias utilizados em escala global.

Já a Metrologia Industrial, responsabiliza-se por supervisionar os processos produtivos, garantindo a segurança e a qualidade da produção de bens de consumo e serviços oferecidos aos mercados nacional e internacional. Para realizar a supervisão de qualquer processo de fabricação é necessário garantir o bom funcionamento dos instrumentos utilizados (como por exemplo, sensores, transmissores, indicadores, dentre outros) em ensaios laboratoriais e no processo fabril como um todo.

De acordo com o Vocabulário Internacional de Termos de Metrologia Legal (2005), esta área de atuação é relativa às obrigatoriedades envolvidas no desenvolvimento das atividades e regulação dos conceitos relativos à Metrologia, como as próprias medições, instrumentos e métodos, bem como as unidades utilizadas. Essas determinações são criadas por órgãos qualificados e competentes, como por exemplo, autarquias governamentais. No caso do Brasil, a instituição responsável pela construção normativa da Metrologia Legal é o INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.

Por Beatriz Cândido

Interessado em nossos produtos?

Redes Sociais

Newsletter

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder

Redes Sociais

Newsletter

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder

Contato

Todos os direitos reservados 2024 © Presys | Desenvolvido por Tudonanet

Todos os direitos reservados 2024 © Presys 
Desenvolvido por Tudonanet