Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Calibradores de Temperatura

Nesse artigo serão abordados os Calibradores de Temperatura, informando sobre as calibrações, a frequência em que devem ocorrer e alguns equipamentos com suas funcionalidades.

Por que a Calibração é necessária?

Todo o dispositivo usado para medições críticas do processo deve ser verificado periodicamente para verificar se continua a fornecer a precisão necessária.

Quando o ajuste é possível, um dispositivo que mede fora dos limites esperados deve ser devolvido a um nível de desempenho aceitável, mas no caso de equipamentos não ajustáveis, o desvio ou o desempenho da medição devem ser registrados e uma decisão sobre se ele permanece apto.

No caso do equipamento de medição de temperatura, as propriedades dos bimetálicos e do fio do termopar mudam com o uso e tempo (especialmente quando usado em temperaturas elevadas), resultando em deriva de medição.

Além disso, uma sonda de termopar pode ser danificada no serviço, possivelmente mecanicamente ou por corrosão, resultando em deterioração rápida do fio. Os RTDs e termistores também são dispositivos frágeis e facilmente danificados, por isso deve ser verificado periodicamente. O mesmo se aplica aos termômetros infravermelhos e câmeras de imagens térmicas.

Frequência de Calibração

Os padrões de qualidade geralmente deixam ao usuário decidir com que frequência um dispositivo deve ser calibrado. No entanto, um auditor espera uma justificativa sólida para qualquer frequência dada.

Ao estabelecer uma frequência de calibração, deve considerar-se o tipo de uso que o dispositivo vê, o risco de danos e a taxa de deriva (que pode ser determinada a partir de registros históricos de calibração).

Os procedimentos devem ser implementados definindo as ações necessárias se a calibração mostrar que um dispositivo está operando fora dos limites aceitáveis. Por exemplo, um produto fabricado desde a última calibração pode precisar ser recuperado (e o custo de fazê-lo pode influenciar a frequência de calibração).

Em situações de segurança crítica, como a calibração de produção alimentar ou farmacêutica, talvez seja necessário realizar todos os dias ou mesmo todas.

Calibração de dispositivos de Medição de Temperatura

A maneira mais simples de calibrar um sensor de temperatura é verificar como ele lê a temperatura de duas constantes físicas: o ponto de derretimento do gelo (0 °C) e o ponto de ebulição da água (~100 °C) (embora o último seja corrigido para a pressão atmosférica). Embora seja rápido e barato, uma fraqueza desse método é que geralmente não é uma calibração rastreável aos laboratórios nacionais.

Os Calibradores de Temperatura do tipo bloco seco (dry blocks) superam este problema e fornecem um meio rápido e preciso para calibrar termistores, termopares e RTDs. Um dry block, por exemplo, é usado para aquecer um termopar a uma temperatura escolhida e a leitura do indicador é comparada com o calibrador.

A operação do termopar também pode ser verificada simulando o sinal elétrico produzido pelo sensor e comparando a leitura esperada em relação à indicada.

Calibradores de corpo negro infravermelho são usados para calibrar equipamentos de medição de temperatura sem contato, como câmeras térmicas e pirômetros. Estes usam uma superfície de emissividade “perfeita” (entre 0,95 e 0,98) que é aquecida a uma temperatura conhecida e comparada com a leitura do dispositivo.

Calibradores Universais

Calibrador Universal para Instrumentação Isocal MCS-12

O calibrador ISOCAL MCS-12 possibilita a medição e geração dos sinais utilizados em instrumentação e controle de processos. É um instrumento de elevada exatidão, com características de alta estabilidade em relação a mudanças de temperatura e manutenção das especificações com o passar de longos períodos de tempo.

Calibrador Universal de Processo Isocal MCS-XV

O ISOCAL MCS-XV mede e gera mA, mV, volts, ohms, RTD, TC, e Hz com exatidão de até 0,01% do fundo de escala. Até quatro módulos opcionais de pressão de 250 mmH2O a 10.000 psi. Possui referência barométrica (opcional) para indicação de pressão absoluta. Configurador Full hart (opcional). Compatível com arquivos DD de configuração registrados em FieldComm Group.

Calibradores de Temperatura (Específicos)

Calibrador Avançado de Temperatura TCA-520

O TCA-520 possibilita configuração completa de dispositivos hart. Compatível com arquivos DD de configuração registrados na FieldComm Group. Função data logger para todos os tipos de entrada e saída. Capacidade de documentação.

Calibrador de Temperatura TC-512

O Calibrador de Temperatura TC-512 mede e gera sinais de mA, mV, volts, ohms, RTD e TC. Realiza operações de entrada e saída simultaneamente. Entradas e saídas isoladas.

Calibradores de Temperatura de Alta Exatidão

Super Termômetro ST-501

Termômetro padrão, resolução de até 0,001 ºC. Substitui os termômetros padrões de vidro. Coeficientes ITS-90. Utiliza termorresistência de platina ou termopar como sensor de temperatura.

Termômetro de Precisão PT-511

O Termômetro de Precisão PT-511 tem como finalidade básica a medição de temperatura com elevada exatidão. Utiliza termorresistência de platina como sensor de temperatura e também aceita sinais de termopares. O indicador eletrônico digital pode ser fornecido conjuntamente com o sensor de temperatura e certificado de calibração do conjunto. Ideal para uso em conjunto com termopar Au-Pt.

Estação de Calibração de Temperatura

Calibration Cell

Presys Calibration Cell auxilia as indústrias a organizarem melhor o serviço de calibração, produzindo, de forma amigável, certificados de conformidade com baixo custo. Calibradores Modulares e Integrados: Pressão, temperatura, sinais elétricos ou customizados para atender necessidades específicas. Todos os calibradores possuem versão portátil, para uso em campo.

Sistema de informação abrangente, gerencia e automatiza o processo de calibração. Completa estrutura de informação: Ethernet, Wireless, USB, TCP/IP – Built-in Web Server, Modbus, hart, Profibus, Foundation Fieldbus.

Banhos Térmicos tipo Bloco Seco (Dry Block)

Linha TA (Industrial Avançada)

Geração de temperatura de -50 °C a 1200 °C. Opções de bloco tipo seco, líquido e corpo negro. Possui também entrada para leitura de termopares, termorresistências, transmissores, termostatos. Possui funções de configurador para dispositivos hart, emissão de relatórios de calibração e aquisição de dados. Compatível com o conceito da Metrologia 4.0.

TA-50N (-50 a 140 ºC)

TA-35N (-35 ºC a 140 ºC)

TA-25N (-25 ºC a 140 ºC)

TA-45NL (-45 ºC a 140 ºC)

TA-25NL (-25 ºC a 140 ºC)

TA-350P (ambiente a 350 ºC)

TA-650P (ambiente a 650 ºC)

TA-1200P (50 ºC a 1200 ºC)

Linha T (Industrial Standard)

Calibradores compactos, desenvolvidos para uso em campo ou laboratório, possuem excelente homogeneidade térmica e estabilidade. Realizam calibrações automáticas com ou sem o uso do computador.

T-50N (-50 ºC a 140 ºC)

T-35N (-35 ºC a 140 ºC)

T-25N (-25 ºC a 140 ºC)

T-350P (ambiente a 350 ºC)

T-650P (ambiente a 650 ºC)

T-1200P (de 50 ºC a 1200 ºC)

Linha TE (Industrial Econômica)

Calibradores compactos, desenvolvidos para uso em campo ou laboratório. Linha econômica, simplificada, para atender exatamente as suas necessidades.

TE-50N (-50 a 140 ºC)

TE-35N (-35 ºC a 140 ºC)

TE-25N (-25 ºC a 140 ºC)

TE-25NL (-25 ºC a 140 ºC)

TE-350P (ambiente a 350 ºC)

TE-650P (ambiente a 650 ºC)

TE-1200P (50 ºC a 1200 ºC)

Interessado em nossos produtos?

Redes Sociais

Newsletter

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder

Redes Sociais

Newsletter

1 Step 1
reCaptcha v3
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft – WordPress form builder

Contato

Todos os direitos reservados 2024 © Presys | Desenvolvido por Tudonanet

Todos os direitos reservados 2024 © Presys 
Desenvolvido por Tudonanet